Pages Menu
Categories Menu
Curto Circuito? Como lidar com esse problema

Curto Circuito? Como lidar com esse problema

curto circuito

Curto Circuito? Como lidar com esse problema

Curto Circuito é simplesmente uma ligação de baixa resistência entre dois condutores de fornecimento de energia em um circuito. Portanto, pode produzir temperaturas elevadas, devido à dissipação da energia, em outras palavras mais fácil de compreender é: O curto-circuito é causado quando dois fios elétricos desencapado encostam um no outro assim produzindo elevada intensidade elétrica, provocando vários danos. A  fase e neutro que causa esse transtorno.

Existe os curtos-circuitos; monofásico, trifásico e polifásico. O monofásico é uma falha mecânica nos condutores. Já o trifásico e polifásico acontece quando há uma sobrecarga elétrica.

Para identificar um curto-circuito é muito simples, basta ficar atento a alguns detalhes, como: Cheiro de queimado, tomadas com manchas negras, tomadas deformadas, lâmpadas que queimam rápido demais, disjuntor desarmando com frequência e fusível que queima, são algumas formas de identificar e procurar o mais rápido um eletricista capacitado.

Agora aprenda algumas dicas de cuidados para evitar um curto-circuito:

  • Fiação velha, é sempre bom trocar, pois o cabo resseca perdendo a proteção. Ressaltando não utilizar fios desencapados ou mal conservados;
  • Não sobrecarregue as tomadas, ou seja, não plugar muitos aparelhos em uma só tomada, as vezes os pontos elétricos estão distantes, e dessa forma recorremos ao uso de extensões e benjamins. Essa prática sobrecarrega as tomadas, aquecendo e desgastando os fios.
  • Evite utilizar tomadas, cujo o contato está “frouxo”, pois as extremidades dos fios podem encostar causando um curto circuito.
  • Evite instalar tomadas próximo de locais onde há água.
  • Quando o disjuntor desarmar com frequência é um mau sinal, chame um eletricista para fazer a manutenção da rede elétrica.
  • Não deixe cortinas e tapetes em contato com fios e tomadas, caso aconteça um curto-circuito eles podem pegar fogo.
  • Quando for viajar desligue todos os aparelhos, ou até mesmo a rede elétrica.
  • Quando houver oscilação de energia, tire os aparelhos das tomadas para evitar que eles queimem.
  • Manutenção, sempre tenha um profissional de confiança para fazer uma vistoria no local.

Agora que você entendeu como identificar e evitar um curto-circuito e verificou o seu local e observou que se enquadra em um dos casos acima, o melhor é procurar um profissional qualificado para fazer uma manutenção e realizar o serviço.

Com energia elétrica não se brinca e se você não é um eletricista não faça nenhum reparo, pois por um fio você coloca a sua vida, e da sua família em risco. É melhor não arriscar!

Veja Também:

Chuveiro? O risco que você corre e nunca lhe contaram